sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Semana da Cultura - Conceição do Coité 


Conceição de Coité realizou a Semana de Cultura, como parte das celebrações do aniversário da Cidade, 07 de julho. Com o tema “Coité de todas as artes, todas as cores e muitos amores”, o evento foi organizado pelo município e reuniu a comunidade do território do Sisal, com uma programação repleta de leitura, artes, músicas e concursos. A Biblioteca Móvel é uma dos dois veículos da Biblioteca de Extensão (Bibex), vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA e participou da Semana de Cultura promovendo atividades lúdicas, contação de história e jogos.
Uma das oficinas mais procurada na Bibex foi à de leitura em braile, que despertou nos jovens a curiosidade para o tipo de bibliografia, que alguns, nunca tinham visto. Amanda Cerqueira, 09 anos, comentou que não é todo dia que pode acessar livros, jogos e conhecer brincadeiras diferentes. “Eu nunca tinha visto uma biblioteca que ande e venha até nossa cidade com tanta coisa legal”, comentou a estudante que participa de todas as atividades propostas pela Semana de Cultura. Assim como ela, outros jovens puderam desfrutar e conhecer um novo mundo de leitura. “Eu estou acostumada a ver livros só na aula. Hoje vi outros mais legais e coloridos. Já pedi até um para levar para casa”, revela Auro Silvia, 8 anos que esteve presente com toda família.
Além da promoção da história e da memória do território, a Fundação Pedro Calmon/ SecultBA (FPC) integrou a banca de jurados do Festival Poesia. Na ocasião, os diretores de Bibliotecas Públicas, Cristina Santos e do Centro de Memória da Bahia, Rafael Fontes, foram jurados do Festival e ofertaram kit livros e bicicleta para os vencedores da categoria. Rafael Fontes ressaltou a importância do evento para região: “A Fundação incorpora a tradicional semana da cultura de Coité, trazendo livro, leitura e cultura para incrementar a programação que fortalece a história e memória da Cidade”.  Além de poesia, o evento teve Festival de Teatro e Dança.
A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Conceição do Coité, Perpétua Maria Sampaio reforça que “Alguns aspectos culturais vão se perdendo no passar das gerações, nosso intuito é desenvolver um projeto que envolva os jovens da região para que eles não deixem morrer as manifestações artísticas culturais”, diz a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Conceição do Coité, Perpétua Maria Sampaio. A contação de história ficou por conta da técnica da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL/FPC), Semideia Sentimental que realizou jogos, brincadeiras e ajudou a entreter o público infantil.


Fonte:Fundação Pedro Calmon

Nenhum comentário:

Postar um comentário