quinta-feira, 4 de agosto de 2016




Primeira Faculdade de Conceição do Coité

A juventude coiteense que há décadas, sonhava em cursar um ensino superior sem ter que sair de sua cidade e passar por muitos sacrifícios, lutou e clamou aos políticos por uma faculdade em Conceição Coité. 
Em sessão realizada no dia 03 de setembro de 1990, o deputado Misael Ferreira conseguiu uma aprovação do projeto de lei nº 86702/90 a criação do Centro Superior de Conceição do Coité-CESCON. Assim que o projeto foi aprovado, esperava-se que apartir de 1991, os estudantes da região sisaleira pudessem sair do terceiro grau já ingressando em uma faculdade sem sair para as cidades grandes. Mas, o tempo foi passando e somente em 1992 foi realizado o sonho da Faculdade.
 O CONSUL (Conselho Superior Universitário), órgão deliberativo da UNEB, aprovou o curso de letras para aquele ano, com quarenta vagas para habilitação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, inscrevendo-se duzentos e cinqüenta e seis vestibulandos, sendo selecionados oitenta alunos no exame vestibular.
 No dia 16 de março de 1992, no salão da ACCA, foi realizada a primeira aula inaugural, proferida pelo Reitor Professor Joaquim de Almeida Mendes. O projeto da Faculdade é distribuído em módulos com seis salas de aula, biblioteca, cantina, quatro baterias de sanitários, área de recreação, área esportiva, jardim e outras instalações.
A construção do prédio foi feita pela prefeitura local, na gestão de ex-prefeito Ewerton Rios e terminada no governo de Diovando Carneiro. Hoje ela se encontra com maior número de salas e com um laboratório de informática, com a ampliação do espaço, os cursos aumentaram sendo eles Comunicação Social, História, Línguas Vernáculas (inglês), além dos cursos a distância de História, Matemática e Química.


 Fonte:://historiaeaduneb.wordpress.com/grupos/grupo-03/

Nenhum comentário:

Postar um comentário